DETRO intervém e proíbe UniRio de operar a linha 400T
DETRO intervém e proíbe UniRio de operar a linha 400T

DETRO intervém e proíbe UniRio de operar a linha 400T

A causa da intervenção foi a retirada de ônibus por parte da UniRio, que foi exposto pelo jornal “Bom Dia Rio”, da TV Rio. Ônibus estes que foram apreendidos por falta de pagamento.

Foto: Gabriel Petersen Gomes

O DETRO-RJ, Departamento de Transportes Rodoviários do RJ, informa que determinou à Transportadora Tinguá que assuma de forma emergencial a operação total da linha 400T (Belford Roxo x Barra da Tijuca, via Avenida Brasil – Rápido / Linha Amarela), após a autarquia verificar que a empresa UniRio Transportes ter retirado 10 ônibus de circulação, sem comunicar ao órgão e deixando centenas de passageiros com menos ônibus.

A motivação para a fiscalização foi após o telejornal “Bom Dia Rio”, da TV Globo, fazer reportagem no Centro de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, de onde partem os ônibus da 400T para a Barra da Tijuca, com queixas de usuários que estavam reclamando da demora para embarcar, tendo que aguardar mais de 1 hora para embarque.

A partir desta quinta-feira, 19/05, a Transportadora Tinguá assume totalmente a operação temporária da linha com 19 ônibus, após o DETRO-RJ intervir e proibir a UniRio de operar na linha 400T. A medida será válida enquanto a UniRio não apresentar documentos que comprovem a regularidade junto ao órgão.

O porém, na história, é que a Tinguá também tem sérios problemas para disponibilizar frota, pois já não é de hoje que os passageiros que utilizam as linhas dela reclamam da demora, de constantes atrasos, enguiços e, até mesmo, ônibus pegando fogo.

Caso a UniRio não consiga apresentar as documentações que comprovem a situação regular, a empresa poderá ser cassada da linha, e uma nova licitação será feita para escolher a outra operadora da linha.

Apreensão de ônibus motivou intervenção

Publicamente não foi admitido pelo DETRO-RJ, mas segundo apuração do Portal Flumibuss RJ, a apreensão de 10 ônibus modelo Apache Vip IV, oriundos da Viação Nossa Senhora da Penha, e que estavam circulando nas linhas da UniRio, e outros 2 ônibus modelo Audace, oriundos da Viação Nossa Senhora do Amparo, que circulavam na linha 1906B (Paracambi x Central) da Transportes Blanco foi o fator determinante para que culminasse no impedimento da operação da linha 400T por parte da UniRio

Tivemos acesso à relação de todos os ônibus que foram apreendidos do grupo, são eles:

  • RJ 136.006, ex-Amparo
  • RJ 136.007, ex-Amparo
  • RJ 228.030, ex-Penha
  • RJ 228.031, ex-Penha
  • RJ 228.032, ex-Penha
  • RJ 228.033, ex-Penha
  • RJ 228.034, ex-Penha
  • RJ 228.037, ex-Penha
  • RJ 228.040, ex-Penha
  • RJ 228.041, ex-Penha
  • RJ 228.042, ex-Penha
  • RJ 228.043, ex-Penha
Um dos ônibus tomados pelo banco na última semana, foram 12 ao total da Blanco (2 unidades) e UniRio (10 unidades).

O grupo Blanco não se pronunciou à cerca da decisão do DETRO que impediu a UniRio de operar a linha 400T.

A operação da UniRio na linha 425T (Queimados x Barra), e suas saídas extras de Japeri (dias úteis) e Engenheiro Pedreira (sábados) segue sem alterações.

Veja o post no Facebook do DETRO sobre a mudança, publicada hoje:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *