Medida, que veio de surpresa, agradou passageiros, após a SMTR aumentar a cobrança e fiscalização pelo ar condicionado desligado.
Foto: Gabriel Petersen Gomes
Quem pega os ônibus da Novacap, esta semana, tomou um bom susto ao embarcar numa das linhas que a empresa opera, seja ela a 371, que liga a Praça Seca à Praça Tiradentes, no Centro do Rio, ou a 624, que sai de Mariópolis, quase nos limites de Nilópolis, atravessa a Zona Norte quase que inteira e chega na Praça da Bandeira, região central do Rio.
Desde a última terça-feira, feriado da Proclamação da República, a empresa optou em religar os aparelhos de ar-condicionado de toda a frota circulante. Todos os 130 ônibus, que circulam diariamente entre o Centro do Rio e as Zonas Norte e Oeste, podem ser utilizados novamente com o refresco do ar-condicionado, ainda mais nos dias de calor que tem feito ultimamente.
Hoje o Portal Flumibuss RJ andou num ônibus da Novacap com o ar ligado. O carro B51553, da linha 917 (Realengo x Bonsucesso). Embarcamos nele no ponto da Avenida Dom Helder Câmara próximo à Catedral Mundial da Fé, em Del Castilho, rumo à Bonsucesso.
No pouco tempo de viagem, reparamos que os passageiros, ao embarcar, mostravam reações felizes ao ver o ar condicionado ligado. A empresa não colocou travas nas janelas, mas vimos os passageiros respeitando o fato de que o ar está ligado.
A Novacap transporta, em média, 78.200 passageiros por dia nas 3 linhas e 2 variantes que são de total responsabilidade dela (371, 624, SV624, 917 e SV917).
Enquanto Novacap liga o ar, empresas têm carro 2022 com ar desligado
Enquanto a Viação Novacap liga o ar condicionado dos carros, inclusive dos carros adquiridos em 2022, outras empresas da cidade, como a Vila Real, adquiriram carros em 2022, na expectativa de que rodassem com o ar condicionado ligado, porém, já foi para as ruas com o aparelho desligado.
Um dos flagrantes registrados pelo Portal mostra um dos ônibus adquiridos pela Vila Real em 2022, circulando na linha 908 (Bonsucesso x Guadalupe) com o ar-condicionado desligado. Notem pela quantidade de janelas abertas.
Para um dia como esta sexta-feira, cujas temperaturas atingiram a sensação térmica de 34ºC, o ar condicionado faria toda a diferença.
O ar condicionado nos ônibus voltou a ser obrigatório há exatamente um ano, após o plano de flexibilização da fase mais aguda da pandemia (releia a matéria aqui). Mas de lá para cá, apenas a Três Amigos, e ainda assim, apenas nos ônibus de transmissão automática que rodam nas linhas 315 (Recreio x Central) e 355 (Madureira x Tiradentes) havia ligado o ar-condicionado. As demais que podiam abrir as janelas dos ônibus, assim o fizeram e permanecem assim até hoje.
Além da Novacap, a líder do consórcio Internorte, Viação Nossa Senhora de Lourdes está ligando o ar condicionado dos ônibus. De acordo com o plano da empresa, inicialmente os ônibus que rodam na linha 628 (Penha x Nova América) que estarão com o aparelho ligado.
Medida veio após a SMTR aumentar a cobrança pelo ar ligado
O fato de a Novacap decidir por ligar o ar condicionado nesta semana veio após a Secretaria Municipal de Transportes anunciar, desde o início do mês, medidas para aumentar a cobrança pela religação do ar-condicionado
Nesta sexta-feira a SMTR, em sua página do Facebook, publicou um resumo da semana em que diz que a secretaria aumentou a fiscalização para verificar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado, e que as vistorias prosseguem.
No início do mês, a Prefeitura do Rio lançou uma nova categoria de reclamação no portal 1746 (site, aplicativo, telefone e WhatsApp) para que os cariocas denunciem as empresas que estão operando com o ar condicionado desligado. Bastando apenas informar a data, hora e o número da linha.
Interlocutores ouvidos pelo Portal Flumibuss RJ disseram que nestes meses de Novembro e Dezembro não deverá haver novas reativações de linhas, e todos os esforços estariam concentrados no religamento dos aparelhos de ar-condicionado na cidade.
Atualmente, da frota de 3.568 ônibus, 2.654 ônibus contam com o aparelho de ar condicionado. Destes, apenas 1.035 ônibus circulam, efetivamente, com o ar-condicionado ligado. Seja porque as empresas ligaram (caso de Novacap e Três Amigos), ou porque não permitem a abertura das janelas (como no grupo Redentor).