Os BRT’s estavam todos estacionados numa área anexa do terminal e as chamas teriam começado em um deles, que espalhou rapidamente.
Quem passou pela Linha Vermelha na noite de Natal se assustou com um enorme incêndio no Terminal Aroldo Melodia, na Ilha do Fundão, Zona Norte do Rio. Isso porque seis ônibus articulados do BRT Rio pegaram fogo no estacionamento que fica numa área anexa ao terminal.
No total foram dois articulados da Transportes Paranapuan (prefixos E10305B e E10307B), dois da Três Amigos (E44701C e E44708C), um da Transportes Barra (E13411C) e um da Transportes Futuro (E30534C). Segundo as primeiras informações, o fogo teria começado num primeiro articulado que, rapidamente, espalhou para os outros cinco. A operação do BRT já havia sido encerrada quando as chamas começaram. Não há informações sobre feridos.
Ainda segundo as informações apuradas pelo Portal Flumibuss RJ, motoristas que estavam no local conseguiram movimentar outros quatro articulados para que estes não fossem atingidos pelas chamas. Bombeiros do Destacamento da Ilha do Fundão, com apoio de bombeiros do batalhão da Ilha, chegaram rapidamente ao local e o incêndio só conseguiu ser controlado por volta da 01:00 da manhã desta sexta-feira, 25.
A foto abaixo, publicada pelo jornal Ilha Notícias em seu Facebook, mostra como ficou os seis articulados após as chamas terem sido controladas.
Policiais da 37ª DP (Ilha do Governador) já estão investigando o que teria provocado as chamas. Já foi solicitado perícia no local e nos articulados, e dado início à algumas diligências. Em nota, o BRT Rio se limitou à confirmar que os seis articulados pegaram fogo nesta noite de natal e que somente a perícia da Polícia Civil é que determinará as causas do incêndio.
O BRT Rio confirma que seis articulados foram destruídos pelo fogo no final da noite do dia 24. Os articulados estavam estacionados no Terminal Aroldo Melodia, no Fundão. Ninguém ficou ferido. Somente a perícia poderá determinar as causas do incêndio. – Nota do BRT Rio enviado ao Portal Flumibuss RJ e à imprensa
Não é a primeira vez que articulado do BRT pega fogo na região. Em 2015, um articulado da Redentor bateu violentamente contra um táxi no momento em que ele acessava o Terminal. Logo em seguida, o táxi pegou fogo e as chamas se espalham rapidamente para o articulado.
Os impactos dos seis articulados a menos deverão ser sentidos a partir da próxima segunda-feira, num trecho que já está completamente abandonado, já que o BRT retirou todas as linhas do trecho, deixando apenas uma linha paradora.