Segundo a Prefeitura, a empresa foi a que ofereceu o menor valor tarifário em relação à atual empresa
Foto: Gabriel Petersen Gomes
A Prefeitura de Nova Friburgo, na região Serrana do Rio, anunciou, durante uma live na noite desta última quinta-feira, a vencedora da contratação emergencial do transporte coletivo da cidade, medida tomada após a desistência da empresa Nova FAOL de operar as 91 linhas municipais da cidade. Levando em conta o critério de habilitação e classificação, quem atendeu às expectativas da municipalidade foi a Itapemirim Group Ltda., mais conhecida pelo nome ‘Grupo Itapemirim’, a mesma que opera no transporte rodoviário interestadual por todo o país.
Segundo o prefeito, Johnny Maycon, durante a vigência do contrato emergencial, estudos serão feitos para que se possa fazer a licitação definitiva do sistema, prevista, então, para 2022:
Enquanto isso a gente vai estar iniciando um estudo de forma técnica para dar toda a fundamentação para que, após a licitação, a gente aumente ainda, de forma muito mais significativa, a qualidade do transporte público, trazendo inovação
Johnny Maycon, Prefeito de Nova Friburgo (RJ)
As empresas tiveram até o dia 12 deste mês para apresentar propostas. Segundo as informações apuradas por rádios locais, apenas duas empresas se mostraram habilitadas para concorrer ao contrato emergencial: a Itapemirim e a Auto Viação Veloz, que operava na cidade de Ibiúna, na região metropolitana de Sorocaba/SP.
Novos voos além do que imaginavam
O anúncio do resultado da Itapemirim como sendo a nova operadora do transporte municipal na cidade causou surpresa, pois o grupo como um todo vem de um processo de reestruturação e recuperação judicial, e, desde o ano passado, vem formalizando a criação da sua empresa aérea, a ITA Transportes Aéreos, que terá seu voo inaugural no final do mês de Junho, com dois voos São Paulo ↔ Brasília.
Na página da Prefeitura da cidade, muitos parabenizavam a municipalidade pelo fato da Itapemirim ter sido selecionada, mas outros também questionavam a capacidade da empresa em assumir o transporte na cidade, já que a empresa passa pelo processo de recuperação judicial.
Dois de vários comentários publicados na página da Prefeitura de Friburgo no Facebook.
O que pode acontecer com a frota da FAOL?
Desde 2017, a empresa pertence à uma joint-venture formada pelas empresas Expresso Recreio, Pavunense e Coesa. Na nova gestão foram adquiridos 79 ônibus novos, divididos entre os modelos Mega Plus, New Mega e Thunder+III, da Neobus, e Apache Vip, da CAIO Induscar, além de outros 16 semi-novos do modelo Torino, da Marcopolo, oriundos do Grupo Salineira.
A tendência é de que toda a frota operante da Nova FAOL desça para a capital, e a partir disso, seja definido o seu destino: há uma expectativa de que os ônibus com ar condicionado sejam reaproveitados pela Pavunense, enquanto que o restante da frota poderia ser vendido. Mas lembrando que não há nenhuma confirmação acerca do destino da frota.
A Friburgo Auto Ônibus foi criada em Outubro de 1950. E durante este tempo, já chegou a operar linhas intermunicipais saindo de Friburgo com destino à capital, Cachoeiras de Macacu, Niterói, Bom Jardim e Carmo. Todas estas linhas atualmente estão sendo operadas pela Auto Viação 1001.
Desde 2018, a empresa tenta, de todas as formas, se manter na cidade, inclusive requisitando o aumento na tarifa dos atuais R$ 4,20 para R$ 5,90, o que provocou a ira do atual prefeito que disse, em uma de suas declarações, que não iria aceitar este absurdo. A entrega da concessão foi a saída encontrada e formalizada em Abril. A empresa sairia no dia 15 de Maio, mas uma liminar obtida pela Prefeitura da cidade obrigou a empresa a manter as operações até o dia 15 de Julho, sob pena de multa.
Ainda não há previsão de quando a Itapemirim comece a operar na cidade, mas a tendência é que a operação se inicie em Julho, quando a FAOL encerrará as operações.
Veja a nota completa divulgada pelo município:
Após detalhada análise de documentação e das informações prestadas pelas empresas que demonstraram interesse e enviaram proposta para a prestação do serviço de transporte público coletivo em Nova Friburgo, a Prefeitura Municipal, através das Secretarias de Governo e da Casa Civil, torna público o resultado da dispensa de licitação nº 017/2021 do Processo Administrativo nº 1840/2021.
Observando-se os critérios de habilitação e classificação, a empresa ITAPEMIRIM GROUP LTDA demonstrou possuir as melhores condições de prestar o serviço adequadamente, atendendo às demandas próprias da sociedade friburguense, com valor tarifário inferior àquele atualmente praticado no município.
O processo segue seu trâmite normal em direção à celebração do contrato que resgatará a segurança jurídica, encerrando um período de precariedade que remonta a setembro de 2018.
“Depois de anos sem contrato de transporte público coletivo, desde a gestão anterior, em menos de cinco meses, o governo Johnny Maycon, por meio das Secretarias que acumulo, mediante essencial corpo de servidores técnicos de alta competência, suportando diversas pressões de toda natureza e quebrando um histórico de velhas práticas, logrou êxito em prover, através da legislação, os meios para a contratação de uma das maiores empresas de transporte do país para o Município de Nova Friburgo – ITAPEMIRIM GROUP LTDA –, com notória expertise, a qual passa por um renascimento em consonância com a renascença que nossa cidade precisa e começa a ter”, avalia Pierre Moraes, secretário Geral de Governo e da Casa Civil.
Com informações da Prefeitura de Nova Friburgo