A mudança, que segundo a Prefeitura é para otimizar o tráfego na região, está recebendo duras críticas: “Retrocesso”, “Absurdo”.
A Secretaria Municipal de Transportes informou nesta última segunda-feira (27/01) que a partir do próximo sábado (01/02), o corredor BRS da Rua Teodoro da Silva, que inicia no entroncamento com a Rua Barão do Bom Retiro, no Grajaú, e vai até o cruzamento com a Rua Pereira Nunes, em Vila Isabel, irá perder uma faixa para os demais veículos que não podem trafegar nas faixas exclusivas (carros, vans, caminhões).
Segundo a pasta, a medida foi tomada para garantir mais fluidez na via e naquelas que a acessam, principalmente a Grajaú-Jacarepaguá e a Rua Barão de São Francisco. Equipes do Centro de Operações Rio (COR) e CET-Rio farão o monitoramento do eixo para executar os ajustes que se mostrarem necessários.
Porém, nas redes sociais da Prefeitura, vários internautas estão criticando duramente a medida, vista como um “retrocesso” e uma “ida na contramão da mobilidade urbana”.
“Privilegiando o transporte individual em vez de facilitar o coletivo. Retrocessos que só o Rio garante” – destacou um internauta
“Perdeu o sentido…
Vamos privilegiar o transporte individual em detrimento do coletivo ?
Retrocesso !” – enfatizou outro internauta“Agora os trabalhadores dentro dos coletivos vão chegar mais atrasados essa cet rio serve pra nada incrível” – lamentou um terceiro internauta
Porém, há quem aplauda a iniciativa, alegando que os engarrafamentos irão diminuir ou que o “BRS é um atraso de vida”:
“Finalmente! Poderiam ter feito a pesquisa e estudo antes de tornar essa rua o pior lugar para se transitar de carro na região. Mas… antes tarde do que mais tarde. 🙏” – comemorou uma internauta
“Até que enfim ! Só quem não mora no bairro para ter implantado esse absurdo na Teodoro da Silva com duas faixas !” – comemorou outro internauta
“Gente só quem não passa pela Rua Teodoro da Silva pode achar que esta redução é um absurdo, a via fica sempre engarrafada o dia todo a qualquer hora.” – indagou o terceiro internauta.
O corredor BRS da Teodoro da Silva foi inaugurado em Maio de 2015, sendo o 12º da cidade, o 4º da Zona Norte, e o primeiro da região de Vila Isabel. Nele circula 34 linhas, sendo 25 municipais e 9 municipais.
Porém, com o passar do tempo e a troca de gestão (do ex-prefeito Eduardo Paes para o prefeito Marcello Crivella), o sistema BRS de uma maneira geral foi se deteriorando, sendo alvo frequente da ação de vândalos, tirando a identificação dos pontos, com motoristas parando em todos os pontos – ao invés de parar somente nos determinados.
Na noite desta terça-feira, a faixa azul da via já foi apagada, para que possa ser ajustada para a nova configuração, conforme mostra a foto abaixo, recebida por WhatsApp:
Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes ainda não se pronunciou até o fechamento desta publicação. A nota será publicada assim que for obtido o posicionamento.