#Coronavírus: Justiça Federal suspende restrições do transporte intermunicipal do RJ
#Coronavírus: Justiça Federal suspende restrições do transporte intermunicipal do RJ

#Coronavírus: Justiça Federal suspende restrições do transporte intermunicipal do RJ

Na decisão, a magistrada disse que a proibição “pode gerar danos à população, em especial dos municípios do interior, marcadamente de baixa renda

Desde o dia 21 de Março, ônibus intermunicipais estão proibidos de chegar na cidade do Rio, seja da Região Metropolitana ou Interior.

Numa decisão inédita sobre o tema, a Justiça Federal determina que o Estado se abstenha de promover a restrição na locomoção, circulação e transporte de pessoas e veículos entre a Região Metropolitana e os demais municípios do Rio de Janeiro, em função da pandemia de Coronavírus. 

A juíza de plantão, Marianna Carvalho Belloti, destacou que a proibição de circulação intermunicipal de passageiros pode gerar danos à população, em especial dos municípios do interior, marcadamente de baixa renda, e que depende do transporte público. Para a magistrada, a medida fere o direito fundamental de liberdade de locomoção. 

Cabe destacar que numa portaria publicada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, a circulação entre municípios e a circulação entre estados é de única e exclusiva competência federal. Tal medida foi vista como uma retaliação do presidente contra os governadores que decretaram isolamento social e quarentena em seus estados, em especial São Paulo e Rio de Janeiro.

A Procuradoria-Geral do Estado cita o entendimento do Supremo Tribunal Federal de que os estados e municípios têm autonomia para tomar medidas restritivas no combate ao coronavírus e proibia o Governo Federal de interferir nas decisões dos entes federativos. 

Empresas como a Limousine Carioca, que têm como principal renda, a ligação entre os municípios e a capital, podem ser beneficiadas com a decisão.

Esta liminar suspendendo os efeitos do decreto do Governo Estadual beneficia as empresas de ônibus intermunicipais, principalmente àquelas que têm como principais fontes de renda a ligação entre os municípios dentro e fora da Região Metropolitana com a capital fluminense. Várias empresas já adotaram a aplicação das Medidas Provisórias 927/2020 (referente à flexibilização das férias e outros itens trabalhistas) e 936/2020 (referente à suspensão ou redução dos salários, com a devida redução proporcional de carga horária).

Em imagens que circulam pelas redes sociais, funcionários que seriam da Viação Nossa Senhora da Penha, que liga Nova Iguaçu a Zona Norte do Rio foram chamados pela direção da empresa para assinar as documentações referentes à redução dos salários, com o pagamento complementar sendo feito via auxílio emergencial criado pela MP 936/2020.

Funcionários da Nossa Senhora da Penha reunidos para assinar documentações referentes à MP 936/2020. Foto: Reprodução Redes Sociais (imagem editada para preservação dos direitos)

O Governo do Estado disse que irá recorrer da decisão, amparado pelo entendimento do STF.

Com informações da Band News FM Rio

Um comentário

  1. Pingback: Restrição de ônibus intermunicipal no Rio pode acabar até Julho – Portal Flumibuss RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *