Os prováveis impactos da operação do TransBrasil – Parte 1
Os prováveis impactos da operação do TransBrasil – Parte 1

Os prováveis impactos da operação do TransBrasil – Parte 1

O Portal Flumibuss RJ teve acesso ao novo plano operacional desenhado em 2020 e enfatiza: do jeito apresentado, mais empresas poderão fechar as portas

A introdução da matéria pode parecer um pouco sombria. Mas é a realidade. As obras do BRT TransBrasil, que ligará à Estação de Deodoro, na Zona Oeste, com a Candelária, no Centro do Rio, se arrastam há 6 anos. As obras, iniciadas na gestão do ex-prefeito Eduardo Paes, foram paralisadas por inúmeras vezes. A nova previsão, segundo o prefeito Marcelo Crivella, é que o BRT comece a operação a partir de dezembro.

Embora haja uma incerteza sobre as garantias de como vai ser implantado, já que o BRT Rio não tem previsão de adquirir ônibus para operar na TransBrasil, um plano operacional já foi desenhado para garantir a operação e, pelo que foi apresentado, poderá impactar negativamente na mobilidade urbana da Região Metropolitana, como um todo, e principalmente nas empresas que operam ao longo da Avenida Brasil, que poderão ver as suas fontes de renda simplesmente caírem abruptamente, ou, na pior das hipóteses, correrem o risco de ter que encerrar as atividades.

O Portal Flumibuss RJ teve acesso ao plano operacional do BRT TransBrasil, desenvolvido pelo Consórcio Sightseeing Rio Transportes de Passageiros após um procedimento de manifestação de interesse publicado pela Prefeitura do Rio, iniciado em Setembro do ano passado. O relatório final foi publicado em Junho deste ano. É o plano operacional mais atualizado que se tem notícia.

Neste e nos próximos 3 domingos, o Portal irá destrinchar todos os detalhes deste plano para que você já possa ter ciência do que poderá vir pela frente. Lembrando que, embora seja o relatório final, não há 100% de garantia de que ele vá ser implantado da maneira exata como está sendo apresentada, já que no mês que vem há as eleições municipais, e dependendo dos resultados, pode ser que alguma coisa mude. Para melhor compreensão, a apresentação do plano será dividida em trechos, de acordo como está sendo apresentado. Nesta primeira parte do Especial, o trecho 1 será abordado.

Resumo da operação:

O TransBrasil está previsto para entrar em operação com 22 estações e 6 terminais (Deodoro, Margaridas, Missões, Rodoviária, Américo Fontenele e Candelária). Além disso, estão previstas 17 linhas, divididos entre 3 dos 6 terminais da Avenida Brasil (Deodoro, Missões e Margaridas), além de linhas saindo dos Terminais BRT Fundão e Penha. A tabela abaixo mostra a quantidade de linhas que cada terminal terá:

TerminalQuantidade de Linhas
Terminal de Deodoro3
Terminal das Margaridas4
Terminal das Missões4
Terminal da Penha3
Terminal do Fundão – Aroldo Melodia3

Dos 6 terminais ao longo da Avenida Brasil, o único que está em um estágio mais avançado é o Terminal Rodoviária, que ficará localizado em frente ao setor de embarque da Rodoviária Novo Rio. Os terminais de Deodoro, das Margaridas e das Missões estão previstos para serem entregues após a inauguração da TransBrasil, em Dezembro, enquanto que as obras de expansão do Terminal BRT Fundão já estão entrando na reta final.

Nova plataforma das linhas troncais do BRT Fundão, que atenderão ao eixo da TransBrasil. As obras no Terminal já encontram-se em fase de conclusão. Foto: Gabriel Petersen Gomes.

Lote 1 (Terminal Deodoro x Terminal das Margaridas)

O Lote 1 da TransBrasil compreende ao trecho inicial do corredor, saindo do Terminal de Deodoro, que ficará localizado ao lado da estação de trem do bairro e seguindo até o Terminal das Margaridas, em Irajá. Neste trecho, está previsto 4 estações (Guadalupe, Shopping Guadalupe, Coelho Neto, Irajá) e 2 terminais (Deodoro e Margaridas). Além disso, está previsto a operação de 3 linhas troncais saindo do Terminal Deodoro:

ServiçoModalidadeNº de Estações
Terminal Deodoro x Terminal CandeláriaSemi-Expressa8
Terminal Deodoro x Terminal CandeláriaParadora23
Terminal Deodoro x Terminal RodoviáriaParadora20
Reprodução do traçado do Lote 1 do BRT TransBrasil, entre os Terminais Deodoro e das Margaridas. Foto: Reprodução caderno AV1 Relatório Final TransBrasil.

Para o Lote 1, está previsto uma rede com 49 linhas, excluindo as troncais, sendo 10 remanescentes, 34 seccionadas no terminal Deodoro, 3 seccionadas na estação Shopping Guadalupe e 2 seccionadas na estação Guadalupe. Veja a lista:

Cod. Proj.FormadoraItinerário atualItinerário proposto
ALDEDE01300Sulacap x Candelária (via Av. Brasil)Sulacap x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE007358Cosmos x Candelária (via Campo Grande)Cosmos x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE002364Jardim Bangu x TiradentesJardim Bangu x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE003365Mendanha x Tiradentes (via Vila Kennedy)Mendanha x Terminal BRT Deodoro
ALDEDE02367Realengo x Candelária (via Camerino)Realengo x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE004370Bangu x Candelária (via Padre Miguel)Padre Miguel x Terminal BRT Deodoro
ALDEBF01378Marechal Hermes x Castelo (via Guadalupe)Marechal Hermes x Estação Shopping Guadalupe
ALBGDE011379Catiri x TiradentesCatiri x Terminal BRT Deodoro
ALDEBF02384Pavuna x Passeio (via Av. Nazaré)Pavuna x Estação Shopping Guadalupe
ALDEGP01385Pavuna x Passeio (via Village)Village Pavuna x Estação Guadalupe
ALDEDE04386Mariópolis x Passeio (via Anchieta)Anchieta x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE005389Vila Aliança x CandeláriaVila Aliança x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE009392Bangu x Candelária (via Padre Miguel/Vila Militar)Bangu x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE006393Bangu x Candelária (via Vila Militar)Bangu x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE010395Coqueiros x TiradentesCoqueiros x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE007396Bairro Jabour x CandeláriaBairro Jabour x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE008397Campo Grande x Candelária (via Bangu)Campo Grande x Terminal BRT Deodoro
ALDEGP02399Pavuna x Passeio (via Alcobaça)Pavuna x Estação Guadalupe
REM – 725725Ricardo de Albuquerque x Cascadura (Circular)Ricardo de Albuquerque x Cascadura (via Costa Barros)
REM – 739739Sulacap x BanguSem alterações
REM – 742742Barata x CascaduraBarata x Cascadura (via Costa Barros)
ALSCDE004752Jardim Palmares x Coelho NetoJardim Palmares x Terminal BRT Deodoro
ALDEDE05755Realengo x Coelho NetoRealengo x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE008777Padre Miguel x Madureira ShoppingPadre Miguel x Terminal BRT Deodoro
REM – 781781Cascadura x Marechal Hermes (Via Praça Seca)Cascadura x Marechal Hermes (via Praça Seca / Costa Barros)
REM – 804804Largo do Aarão x Campo Grande (Via Felipe Cardoso)Sem alterações
REM – 898898Sepetiba x Campo Grande (Via Estr. do Campinho)Sem alterações
ALCGDE010936Campo Grande x Fundão (via Estrada da Posse)Campo Grande x Terminal BRT Deodoro
ALSCDE0012303Cesarão x Carioca (via Santa Cruz)Cesarao x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0022307Jardim 7 de Abril x Carioca (via Campo Grande)Jardim 7 de Abril x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0032308Cosmos x Castelo (Expresso)Cosmos x Terminal BRT Deodoro
ALSCDE0022309Urucânia x Carioca (Expresso)Urucania x Terminal BRT Deodoro
ALBGDE0012310Bangu – Jardim Violeta x Candelária (Expresso)Bangu x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0092332Campo Grande x Castelo (via Bangu)Campo Grande x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0012336Campo Grande x Castelo (via Mendanha)Campo Grande x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0042339West Shopping x Castelo (via Posse)Campo Grande x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0062380Jardim Maravilha x CasteloJardim Maravilha x Terminal BRT Deodoro
ALCGDE0052381Pedra de Guaratiba x Castelo (via Campo Grande)Pedra de Guaratiba x Terminal BRT Deodoro
ALSCDE0032383Sepetiba x Carioca (via Santa Cruz)Sepetiba x Terminal BRT Deodoro
ALITDE01112BItaguaí x Central (via Candelária)Itaguaí x Terminal BRT Deodoro
REM – 117T117TDuque de Caxias x Mangaratiba (via Campo Grande)Sem alterações
REM – 121T121TDuque de Caxias x Mangaratiba (via C. Grande/Est. Campinho)Sem alterações
ALNLDE01124BNilópolis x Candelária (via Anchieta)Nilópolis x Terminal BRT Deodoro
ALSEDE001441BSanta Sofia x Central (via Candelária)Santa Sofia x Terminal BRT Deodoro
ALNGDE001444BCabuçu x Central (via Km 32/Candelária)Cabuçu x Terminal BRT Deodoro
ALNGDE002446BLagoinha x CentralLagoinha x Terminal BRT Deodoro
REM – 459S459SCampo Grande x MangaratibaSem alterações
ALMQBF01478BMesquita x Candelária (via Chatuba)Mesquita x Estação Shopping Guadalupe
REM – 570P570PItaguaí x Marechal HermesSem alterações
Legenda: AL = Alimentadora | REM = Remanescente

As linhas neste eixo que serão extintas serão estas:

LinhaItinerárioLinha substituta
369Bangu x CandeláriaALBGDE005
394Vila Kennedy x TiradentesALBGDE006
398Campo Grande x Tiradentes (Via Av. Brasil)ALCGDE007
756Santa Cruz x Coelho NetoALSCDE003
759Cesarao x Coelho NetoALSCDE001
767Campo Grande x Guadalupe (Via Vila Kennedy)ALCGDE001
770Campo Grande x Coelho Neto (Metro) CircularALCGDE001
771Campo Grande x Coelho Neto (Metro) CircularALCGDE001
772Bangu x Coelho Neto (Circular)ALBGDE001
790Campo Grande x CascaduraALCGDE001
813Manguariba x Santa Cruz (Circular)ALSCDE001
923Jardim Violeta x IAPI Da Penha (Via Bangu)ALBGDE006
933Catiri x Cidade Universitária (Via Bangu)ALCGDE010
945Pavuna x Cidade UniversitáriaALDEBF02
119TDuque de Caxias x Itaguaí (via Bangu/Campo Grande)REM – 121T
133BCentral x Nova IguaçuREM – 434L
2425DAlcântara x Campo GrandeTRALC001
425DAlcântara x Campo GrandeTRALC001
442LCoelho Neto x ItaguaíALITDE01
479INova Iguaçu x Parada de LucasREM – 434L
564TCampo Grande x Duque de Caxias (via Parada de Lucas)REM – 117T
712LCoelho Neto x Santa SofiaALSEDE001

Alguns pontos à destacar:

  • A proposta de encurtamento das linhas 752 e 755, que, inclusive não roda há 4 anos, e a extinção das linhas 756, 759, 770, 771, 772, 442L e 712L, que são linhas que ligam os bairros da Zona Oeste e as cidades de Itaguaí e Seropédica com o Metrô de Coelho Neto poderá ter impactos negativos no sistema, já que muitos passageiros poderão ser forçados a seguir no BRT até o Centro, já que a distância entre a estação de BRT e do Metrô de Coelho Neto é de 1,4km
  • A ausência de duas estações nos trechos entre as futuras estações Shopping Guadalupe e Coelho Neto e Coelho Neto e Irajá, principalmente neste segundo segmento, já que no meio há o CEASA, um dos maiores centrais de abastecimento da América Latina.
  • Enquanto linhas como a 119T (Caxias x Itaguaí) e 564T (Caxias x Campo Grande) figuram na lista de linhas extintas com o BRT, linhas mais longas como 117T (Caxias x Mangaratiba) e 121T (Caxias x Mangaratiba via Estrada do Campinho) são apresentadas como alternativas às linhas.
  • Na lista de linhas encurtadas, há o destaque para que até as linhas executivas municipais e intermunicipais serem encurtadas e/ou extintas, já que há uma tendência de queda no número de passageiros transportados nos ônibus executivos da cidade.

Ao longo da TransBrasil, está previsto o corte de várias linhas, seja municipais, intermunicipais, urbanas e executivas. Porém, há de se destacar, novamente, que, por mais que este seja o relatório final, não há a garantia de que ele vá ser implantado exatamente como está sendo apresentado, já que estamos em meio a um pleito eleitoral, o que poderá segurar um pouco, ou não, o plano operacional.

No próximo domingo, seguindo o traçado da TransBrasil, detalharemos o Lote 2 do BRT, que compreende o trecho entre os Terminais das Margaridas e das Missões

Um comentário

  1. Marcelo

    As linhas que vem da Zona Oeste e fazem ponto final em Coelho Neto não podem ser extintas pois o metrô também serve como opção para deslocamento para outros bairros da zona Norte e para o centro da cidade. Essas linhas podem muito bem passar no terminal Deodoro e de lá seguir para Coelho Neto. A zona Oeste já está muito carente de linhas de ônibus e quanto mais opções, melhor.

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