Redentor e Barra retiram linhas de circulação aos finais de semana sem autorização
Redentor e Barra retiram linhas de circulação aos finais de semana sem autorização

Redentor e Barra retiram linhas de circulação aos finais de semana sem autorização

Além da retirada de linhas, todas as outras linhas das duas empresas tiveram redução drástica na frota operante.

Foto: Gabriel Petersen Gomes – Portal Flumibuss RJ

Pelo segundo final de semana seguido, passageiros que dependem das linhas da Viação Redentor e Transportes Barra, empresas que operam na região de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Realengo, na Zona Oeste do Rio, onde, normalmente, já encontram problemas de escassez de frota, estão se deparando com um problema maior ainda. Entre as medidas que estão sendo tomadas estão: a suspensão de linhas sem autorização da Secretaria Municipal de Transportes, a redução de itinerários e frota abaixo do permitido para os finais de semana e feriados.

Pelas regras da Secretaria Municipal de Transportes, as linhas devem rodar seguindo uma porcentagem mínima:

  • Dias Úteis: 80% da frota determinada
  • Sábados: 50% da frota determinada
  • Domingos e feriados: 40% da frota determinada.

Porém, ao circular pelas ruas nos dois finais de semana com a entrada em vigor da operação reduzida, constatamos que algumas linhas estavam circulando abaixo dos 40% determinado. Registramos as linhas Integradas 2 (Alvorada x Rio Sul, via Praia da Barra) operando com 6 ônibus (25% da frota determinada, 24 ônibus), 601 (Santa Maria x Saens Peña) operando com apenas 1 micro-ônibus (0,7% da frota determinada, num total de 13 ônibus), operando somente até o Hospital Cardoso Fontes, e 613, também, com 6 ônibus (30% da frota determinada, num total de 20 ônibus).

As linhas Integradas 2, 8 e 9 passaram a operar com os últimos ônibus adquiridos pela Redentor, mas numa quantidade bem inferior ao determinado.

Além da redução de frota, uma mudança de frota também pôde ser observada. Linhas como 862 e 863 (Rio das Pedras x Barra da Tijuca – Circular) estavam circulando com ônibus mais antigos, comumente encontrados nas linhas do Rio Centro, e as Integradas 2 (Alvorada x Rio Sul, via Praia da Barra), 8 (Recreio x Rio Sul, via Avenida das Américas) e 9 (Piabas x Rio Sul) com a frota nova, adquirida em 2019.

Algumas das linhas que a Redentor e a Barra suspenderam aos finais de semana são:

  • 338 – Taquara x Candelária, via Linha Amarela;
  • 348 – Rio Centro x Candelária, via Linha Amarela / Cidade de Deus;
  • 361 – Recreio x Castelo, via Linha Amarela / Central;
  • 601 – Santa Maria x Saens Peña, via Andaraí / Freguesia;
  • 614 – Del Castilho x Alvorada, via Linha Amarela;
  • 745 – Bangu x Cascadura, via Campo dos Afonsos.

Divergências:

Capturas de tela de aplicativos de localização de GPS obtidas pelo Portal Flumibuss RJ, na noite deste domingo mostram 2 linhas operadas pelas duas empresas, a 752 – Jardim Palmares x Coelho Neto e a 601 – Santa Maria x Saens Peña (via Freguesia / Andaraí).

Enquanto a primeira já estava com a frota toda recolhida para o horário da captura, a segunda estava com apenas um micro-ônibus e, conforme já mencionado anteriormente, operando somente da Santa Maria até o Hospital Cardoso Fontes, obrigando, assim, a quem quisesse seguir para a Saens Peña, a trocar para a linha 600 – Taquara x Saens Peña.

Veja:

Mas ao consultar o painel de operação de frota, disponível no site da Secretaria Municipal de Transportes, mostra que as duas linhas pesquisadas estavam com uma operação um pouco melhor, mas que não dizia onde estava os ônibus. Se estariam na garagem ou na rua. Confira:

Por enquanto, esta operação está sendo aplicada apenas às linhas da Redentor e a Barra. A Transportes Futuro segue com a operação normal aos finais de semana.

Nos bastidores, relatos de ônibus parados por falta de peças

É inegável que a crise econômica provocada pela pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio todas as empresas, que já vinham de uma crise que culminou com o fechamento de 17 empresas. Mas no caso da Redentor e da Barra, o fechamento de empresas das regiões em que operam, e a consequente absorção das linhas, como as que vieram das empresas Bangu, Litoral Rio e Santa Maria, fez com que a operação crescesse de forma abrupta e a frota não acompanhou o ritmo de crescimento.

Muitos acreditam que esta redução é apenas para economizar dinheiro, na tentativa de sobreviver, diante da falta de políticas públicas eficazes por parte da municipalidade. Mas segundo fontes ouvidas pelo Portal Flumibuss RJ, somente na garagem da Redentor há 70 ônibus parados, alguns deles parados, inclusive, por falta de peças, e que na garagem 1 da Transportes Barra, em Vila Valqueire, há um “paredão” com ônibus parados também. Isso sem mencionar condutas trabalhistas sendo praticadas de maneira ilegal.

Em resposta às reclamações, a Secretaria Municipal de Transportes disse que não foi autorizada nenhuma redução de frota abaixo do percentual estabelecido aos finais de semana e feriados. Além disso, as linhas citadas na matéria foram autuadas por operarem com frota abaixo da determinada no último fim de semana. Já a Rio Ônibus, sindicato que representa as empresas, não retornou o nosso contato até o fechamento desta matéria.

3 comentários

  1. Guilherme de Oliveira Junior

    No sábado por exemplo a linha 752 jardim Palmares x coelho neto só circulou no primeiro turno , no segundo os carros foram todos virados para 756 e consequentemente os moradores de Palmares, estrada de Santa Maria , Tingui e Pedregoso ficaram sem a única linha de ônibus que nos leva a avenida Brasil e ao metrô de coelho neto .

  2. Andre Leandro da silva

    E verdade na transportes futuro que do grupo redentor tem uns 30 onibus parados uns 3 ja estão sucateados devido a retirada de peças a empresa nao deposita fgts desde março de 2020 entre outros problemas

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